EdiLIM. Guia rápido Quando executar o programa EdiLIM só estão disponíveis os botões de
abrir ou criar um novo livro. |
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Configuração do livro. |
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1.- Escolha da pasta de recursos. Local onde estão os
arquivos multimídia que vão ser utilizados para criar o livro. |
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Skins: São elementos para personalizar os botões de funções do LIM,
com diferentes aspectos e também com novas funções. |
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Novidades da versão 3.30. Som (sonido): Enlace (link): |
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Biblioteca de recursos.
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Editor de imagens. |
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Barra de Navegação. |
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1.- Salvar o livro. 7.- Permite avançar até a
página selecionada |
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Tipos de páginas. |
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Seleccionar o tipo de página que deseja criar clicando
no botão correspondente. |
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Cada página pode ter um botão na parte inferior, com um link a outra página
ou um endereço de Internet. |
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Desde a versão 3.2 é possível bloquear uma página para que o usuário não possa avançar ou retroceder, desmarque os ícones para bloquear. Também existe a possibilidade de introduzir um texto descritivo para uma imagem, na etiqueta ALT. Recorde que pode ver o aspecto final de uma página
ao clicar no botão de vista prévia
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Imagem e texto . |
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Página para mostrar
informação. Admite uma caixa de texto e uma imagem. Os dois elementos
podem posicionar-se livremente.
Com a versão 3.2 foi adicionado um editor visual, que aparece ao
clicar no quadro de texto, e um editor de etiquetas HTML, ao clicar no
ícone
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Quebra-cabeça |
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O jogo consiste em reconstruir uma imagem. Admite a possibilidade de
mostrar uma imagem de fundo com diferentes níveis de opacidade, para
facilitar a resolução do jogo. Desde a versão 3.2 podemos construir quebra-cabeças com peças irregulares. |
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Caça palavras. |
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Jogo que consiste em procurar até 8 palavras num quadro de 10x10
letras.
Se não escrever enunciados mas selecionar a opção "ver enunciados", neste caso LIM mostra como enunciados as palavras escondidas na sopa de letras. Com a versão 3.2 existe a possibilidade de introduzir os caracteres
acentuados para formar a sopa de letras:
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Jogo da Memória. |
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Jogo que consiste em descobrir as imagens iguais.
1.- Arrastar as imagens para criar o jogo da memória.
É permitido jogos de 2, 3 e 6 imagens diferentes. Basta colocar uma imagem de cada tipo, LIM se encarrega de duplicá-la.
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Perguntas. |
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Para criar atividades de perguntas com resposta escrita.
1.- Escrever aqui a pergunta. A partir da versão 3.30 é possível usar uma imagem, animação ou vídeo.
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Resposta múltipla/Múltipla escolha. |
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Para gerar páginas com perguntas e até quatro possíveis respostas.
Pode elaborar perguntas com som, arrastando um som para a "caixa de som" e marcar a opção auto.
1.- Texto.
Podemos incluir um comentário na caixa inferior de cada resposta, que aparecerá quando o usuário clicar sobre a possível resposta.
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Frases. |
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Este tipo de página permite criar atividades de tradução, ditado, etc.
1.- Arrastar o
som que vai tocar quando o usuário clicar na frase.
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Escolher. |
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Atividade em que o usuário deverá selecionar várias imagens ou textos.
1.- Imagem.
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Painel. |
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Página expositiva. Dirigida especialmente a mostrar informação de maneira dinâmica.
1.- Imagens. Arrastar as imagens para aqui. Esta página pode servir para construir modelos, jogos, etc.
No LIM aparecerá uma caixa com as imagens e botões para desenhar, apagar e girar as imagens.
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Galeria de imagens. |
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Página para criar galerias de imagens.
1.- Imagem em miniatura.
Lembre que também podemos mostrar animações flash (swf) e vídeos (flv). Desde a versão 3.30 é possível utilizar sons que serão reproduzidos ao clicar em uma imagem.
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Galeria de sons . |
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Página para criar galerias de sons.
1.- Imagem para identificar o som. Serve de botão.
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Identificar imagens. |
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Página para identificar imagens
1.- Imagem.
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Identificar sons. |
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Página para identificar sons.
1.- Imagem. |
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Arrastar imagens. |
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Atividade que consiste em unir imagens com imagens ou textos.
1.- Imagens fixas.
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Arrastar textos. |
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Atividade que consiste em completar textos.
1.- Textos fixos. |
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Classificar imagens. |
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Atividade para classificar imagens
1.- Caixas. Pode arrastar uma imagem para identificar as caixas de destino e definir um nível de opacidade ( 0: transparente 100: sem transparência). Na parte superior pode escrever um nome para as caixas. 4.- Cor de fundo das imagens 5.- Opções: selecione se deseja que apareça um quadro de fundo ou que as caixas de destino fiquem visíveis.
A versão 3.30 permite utilizar 6 imagens. |
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Classificar textos. |
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Atividade para classificar textos
1.- Texto para a identificação das duas áreas distintas (colunas)
2.- Caixas. Pode arrastar uma imagem para identificar as caixas de destino e definir um nível de opacidade:
Na parte
superior pode escrever um nome para as caixas. 5.- Selecione para que as caixas de destino fiquem visíveis |
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Relógio. |
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Atividades com relógio.
1.- Forma do relógio.
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Etiquetas. |
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Pode ser usado de modo informativo ou interativo.
1.- Caixa da imagem de fundo. Arrastar uma imagem da biblioteca de recursos.
5.- Textos de cabeçalho. |
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Atividade externa. |
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Tipo de página que permite incorporar arquivos flash com possibilidade de avaliação.
1.- Arrastar para aqui o
arquivo flash.
Esta página permite incorporar arquivos da internet (sem que estejam na pasta de recursos) simplesmente escreva o endereço da página, começando por http://..... |
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Mover imagens. |
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1.- Caixa de imagem.
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Raio X. |
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Esta página contém duas imagens sobrepostas:
1.-Imagem superior.
A imagem inferior aparece aqui por cima, pode-se posicioná-la livremente (clicar o botão esquerdo e movendo o mouse). |
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Menu. |
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Permite mostrar informações ao clicar nos botões.
1.- Caixa de texto.
A versão 3.30 permite utilizar uma imagem junto com o texto. |
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Ligações. |
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Página para criar links que permitam saltar dentro das páginas do livro, finalizar a aplicação ou executar arquivos.
1.- Utilizar esta janela se desejar escrever um texto.
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Palavra secreta. |
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Jogo que consiste em descobrir uma palavra ou frase por meio das letras que a formam.
1.- Imagem. 4.- Opções: Não mostrar a imagem - a imagem só vai aparecer quando a palavra secreta for completada. Exata: a palavra deve coincidir em todas as suas letras, deve ser usado quando se utiliza acentuação. Neste caso devemos definir nas propriedades do livro, no campo 'letras', os caracteres que serão utilizados nesta página. Desde a versão 3.30 é possível utilizar frases, por exemplo "Melhor um pássaro na mão do que dois voando" A frase deve ser escrita entre aspas "" |
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Completar. |
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Completar as lacunas de uma frase.
1.- Fragmento inicial da frase .
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Operações. |
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Para criar páginas com operações matemáticas: somas, subtrações, multiplicações e divisões.
1.- Selecionar a operação e completar os quadros com os números.
LIM constrói os exercícios imitando a disposição tradicional destas operações.
A partir da versão 2.70 foi incluída a divisão no estilo norte americano. Desde a versão 3.30 é possível realizar operações com decimais, usando o ponto no lugar da vírgula. |
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Índice. |
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Página para elaborar índices ou sistemas de navegação com links
1.- Textos dos botões.
Lembre que com a ordem "pechar" pode finalizar um livro em LIMexe.
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Texto. |
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Para elaborar atividades com textos. 1.- Escreva o texto. As palavras selecionadas devem começar com "*", sem as aspas. Por exemplo: A capital da França é *París.
Novidade da versão 3.30: o tamanho da fonte pode ser modificado, por padrão é 16. |
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Etiquetas 2. |
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Permite situar textos sobre uma imagem.
1.- Arraste aqui a imagem.
Novidade versão 3.30: podemos escolher o tamanho da fonte. |
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Medida. |
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Permite contar objetos, cada um pode ter um valor diferente.
Para contar dinheiro devemos escanear as cédulas ou moedas para criar as imagens, ou copiar de livros. |
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Séries. |
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Para elaborar séries com até quatro imagens diferentes.
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Operações 2. |
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Para gerar operações matemáticas aleatórias.
1.- Escreva os valores (cifras) que terá o número. 2.- Selecione a forma de interação:
3.- Escolha o tipo de operação: soma, subtração, multiplicação, divisão, soma levando, subtração levando ou divisão exata.
A partir da versão 2.70 foi incluída a divisão no estilo norte americano. |
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Ordenar |
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Permite construir palavras a partir das letras ou ordenar frases.
1.- Imagem complementar. 2.- Tipo de interação:
3.- Texto, aqui pode escrever uma palavra ou frase.
Se escrever várias separadas por vírgulas, LIM escolhe uma de modo aleatório. Novidade versão 3.30: É possível ordenar na horizontal ou vertical. A separação das palavras é feita tendo em conta os espaços, para controlar a separação dos blocos use o caractere "|". Por exemplo "100 g | 10 Kg | 25 mg " |
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Ordenar imagens |
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Para ordenar séries de imagens
Serve para criar séries, trabalhar noções temporais, etc.
1.- Imagens ( até 6 ) |
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Pirâmide. |
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Tipo de página em que o usuário deverá escrever palavras segundo a informação dada.
1.- Palavras que o usuário vai escrever 2.- Texto informativo. Uma definição em cada linha na ordem crescente.
Semelhante a palavras-cruzadas. |
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Simetria / Quadros. |
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Este tipo de página serve para trabalhar conceitos espaciais.
1.- Grade para desenhar. Clique para marcar/desmarcar um quadro. 2.- Opções para o usuário:
3.- Ativando esta opção será criado um desenho aleatório. |
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Template (Modelo). |
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Tipo de página para apresentar informação disposta segundo um modelo. É uma variante da página tipo 'Imagem e texto'
1.- Modelos disponíveis. Combinam uma imagem e um texto. 2.- Quadro de imagem 3.- Quadro de texto 4.- Cores do fundo e do marco de texto 5.- Resposta. Escrevendo um texto neste campo, o usuário deverá responder do mesmo modo para obter uma avaliação positiva. |
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Parejas 2. |
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Página para estabelecer associações: imagem-imagem ou imagem-texto.
1.- Imagem. 2.- Imagem associada. 3.- Texto associado. 4.- Cores de fundo e topa. 5.- Tempo máximo para a resolução do exercício. |
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Frações |
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Página que permite criar atividades de operações com frações.
1.- Imagem utilizada para ilustrar a
identificação das frações
4.- Segunda fração. 6.- Forma de resolução da atividade. Escrever a resposta ou usar um teclado na janela. |
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Frações 2 |
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Operações com frações geradas de modo aleatório.
1.-Fração. 4.- Forma de resolução da atividade. Escrever a resposta ou usar um teclado na janela. |
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Esquema. |
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O autor pode elaborar um esquema para apresentar informações ou pode deixar espaços no esquema para criar uma atividade. Por limitação de espaço, os esquemas possuem apenas três níveis.
1.- Forma do esquema.
Por exemplo, se você escreve:
LIM vai gerar o seguinte desenho:
Depois de um texto pode escrever [o] para gerar um espaço a ser preenchido pelo utilizador, [um_número] para indicar um link para a página de número correspondente no mesmo livro ou [http://...] para introduzir um link para um endereço na internet. Os links internos e externos aparecem no esquema como um quadro pequeno de cor. |
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Ortografia |
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Tipo de página para construir atividades de completar palavras. 1.- Imagem ilustrativa. 2.- Texto explicativo. 3.- Palavra para completar, para indicar a LIM as letras ocultas devemos escrever um sublinhado (_) antes da letra. Por ejemplo: C_AS_A , nesta palavra desaparecerão as vogais. A atividade será realizada arrastando as letras até seu destino. 4.- Para aumentar a dificuldade, podemos escrever outras letras neste quadro, além das que faltam nas palavras. |
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Identificar imagens 2 |
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Ampliação do tipo de página "Identificar imagens" com espaço maior para o texto. O usuário deve associar os textos com as imagens. 1.- Imagem. 2.- Texto. Admite várias linhas. |
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Ditado |
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Tipo de página para construir atividades de ditado. 1.- Imagem, que pode ser utilizada como imagem de fondo. 2.- Texto do ditado. 3.- Arquivo de som. 4.- Opções:
A correção do ditado acontece quando o usuário clicar no botão de "verificar", porém as palavras com erros somente aparecem se o ditado for completado. |
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Classificar |
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Este tipo de página permite classificar conceitos em até 4 grupos. 1.- Nomes dos grupos. 2.- Conceitos, objetos, etc., para classificar. 3.- Grupo ao qual pertencem os conceitos, objetos, etc. |
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Jogo da Memória 2 . Opção com Sons |
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Variante do Jogo da Memória.
O usuário deve descobrir os sons relacionados. Os sons devem ser arrastados até as colunas 1 e 2. A atiividade necessita de 2, 3 ou 6 parelhas de sons.
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Frases 2 |
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Tipo de página que permite relacionar pequenas imagens com textos e sons.
Tem duas formas de apresentação:
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Letras |
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Variante do tipo de página "Ortografia" na qual se permite até três palavras.
As letras ocultas devem ser precedidas de um sublinhado, por exemplo: _barco.
1.- Imagem ( opcional) 2.- Som ( opcional , porém se colocar som é necessário colocar também uma imagem) 3.- Palavra. |
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Memória |
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Jogo que consiste em encontrar quadros ou uma imagem oculta.
1.- Número de quadros ocultos, ou imagens. Se não determinar a quantidade o programa cria 6 por padrão. 2.- Opções.
3.- Imagem que deve ser encontrada pelo usuário. 4.- Outra imagem que serve para preencher os outros espaços. Se não colocar imagem os espaços ficarão em branco.
É recomendável que as imagens sejam pequenas. |
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Relacionar |
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Tipo de página que permite estabelecer relações entre palavras, conceitos, etc. 1.- Palavras ou frases da coluna da esquerda. 2.- Palavras ou frases da coluna da direita. 3.- Para indicar ao LIM com que números da coluna da direita (2) estão relacionados os conceitos da esquerda (1). Devem estar separados por vírgulas. Por exemplo: A. Formiga 1,3,4 ... Para refazer a atividade, em caso de erro, o usuário deve clicar sobre as linhas. |
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Fórmulas |
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Este tipo de página oferece um painel de 16x6 quadros para que o autor escreva um caractere em cada um dos quadros. Se o caractere for precedido da letra 's' signiifica que ficará sobrescrita (parte superior - expoente), se for precedido da letra 'i' ficará subscrita (parte inferior - índice) Para usar a página como atividade, clique duas vezes sobre o quadro, isto o deixará colorido, o que significa que o conteúdo ficará invisível e o usuário deve escrever o seu valor.
Por exemplo: |
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